A liberação de seis quilômetros de ferrovias duplicadas entre Perequê e Cubatão, na Baixada Santista, será capaz de retirar 540 carretas por dia da Margem Direita do Porto de Santos até junho.
O trecho entrou em operação no último dia 8 e, por enquanto, elevou de sete para oito trens (com 80 vagões cada) que se destinam aos terminais. A expectativa é de que nas próximas viagens, o número suba para 9 e, em junho, para 10 trens – acréscimo de 19,2 mil toneladas movimentadas pelos trilhos.
Segundo o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Masella, a liberação do trecho, prevista para junho, foi antecipada para amenizar os problemas verificados na chegada ao Porto de Santos. Com a safra recorde de milho e soja e, agora, o início do escoamento do açúcar, a situação tende a piorar – como se verificou na quarta-feira passada, no congestionamento na Via Anchieta, que dá acesso ao Porto. Para o início da operação dos 6 km de ferrovia, as concessionárias MRS e ALL tiveram de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Hoje o trecho, duplicado pela ALL em parceria com a Rumo Logística, está dentro da faixa de domínio da MRS. É ela quem determina os padrões de operação e controles operacionais de tráfego. O secretário-executivo reconhece que, para ter mais ganhos, toda a linha férrea até o bairro do Valongo, em Santos, precisa ser duplicada.
Por meio de nota, a ALL afirmou que precisa de autorização da MRS para começar a operar. Quando a obra estiver concluída, a capacidade poderá saltar para até 20 trens por dia, afirmou Masella. Isso significaria mais que duplicar a capacidade movimentada hoje nesse trecho – ou 2.300 caminhões a menos nas estradas.
A medida seria bem-vinda uma vez que a participação do transporte sobre trilhos recuou de 2011 para 2012, de 21% para 20%, em Santos. Em paralelo à liberação do trecho entre Perequê e Cubatão, o Ministério dos Transportes espera que outras medidas com implementação rápida sejam definidas na próxima semana.
Masella diz que, na segunda-feira, o Ministério, a Secretaria de Portos, a Polícia Rodoviária e a Codesp se reúnem para traçar melhorias na operação em Santos. Uma delas será criar um sistema que organize a fila de trens e caminhões na Margem Direita, em Santos, para evitar congestionamentos – a exemplo dos ocorridos na Margem Esquerda, no Guarujá. Outra medida que será discutida será o aumento da capacidade de descarga dos terminais de grãos.