A Marinha do Brasil e a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) autorizaram o início das operações no trecho de 300 metros (de um total de 410 metros) do novo cais do Porto de Imbituba, cuja obra foi concluída em novembro.
Agora, resta apenas a liberação pela Receita Federal para que as operações realizadas nos outros 250 metros de cais sejam transferidas para a nova estrutura, a fim de que se execute a obra de alargamento em mais 12 metros do trecho antigo.
Desta forma, ainda no primeiro semestre de 2011, o Porto de Imbituba contará com um cais acostável de 660 metros de extensão e 50 metros de largura.
A agilidade na liberação deste novo trecho de cais é fundamental para que se iniciem as obras de recuperação e alargamento do trecho antigo. São investimentos de R$283 milhões, por parte da Santos Brasil, para modernizar a infraestrutura portuária nacional e equipar o Porto de Imbituba, possibilitando, em 2011, a atracação de grandes navios com amplo impacto na economia do nosso Estado e de todo o Sul do país, destacou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.
No que diz respeito à autorização da Marinha, foram averiguados os aspectos relacionados à segurança da navegação, ordenamento do espaço aquaviário e à salvaguarda da vida humana no mar.
Quanto à Fatma, coube a análise das conformidades nos padrões exigidos pela legislação ambiental. O cumprimento dos nossos prazos não teria sido possível sem o efetivo engajamento e acompanhamento de todas as autoridades intervenientes na atividade portuária desde o início da execução das obras. Por este motivo, acreditamos na eficiência de nossos órgãos para que este novo trecho tenha suas operações iniciadas ainda nesta primeira quinzena de dezembro, completou o Administrador.