O Porto de Imbituba inicia as atividades do novo cais hoje pela manhí. Após receber autorização da Marinha do Brasil, da Fundação do Meio Ambiente e da Receita Federal, o porta-contêineres Log-In Amazônia – que integra a joint entre Log-In e Mercosul Line – aportará na nova estrutura acostável de 300 metros.
A liberação deste trecho possibilitará a execução do alargamento e da recuperação de 250 metros de extensão que correspondem ao cais antigo, além da construção de mais 110 metros de comprimento, totalizando, em abril de 2011, 660 metros de cais acostável.
Garantimos verba federal para a dragagem de aprofundamento para 15 metros, estamos inaugurando as operações neste trecho e, em poucos meses, teremos um novo cais com 660 metros de comprimento e 50 metros de largura. Com isto, estaremos definitivamente na rota dos grandes navios, servindo diretamente ao nosso país no âmbito do comércio internacional, declarou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.
Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e as obras de dragagem para aprofundamento de 15 metros, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o complexo seja capaz de receber esta classe de navios com mais de 6.500 contêineres ainda no primeiro semestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.
Os investimentos totais para a modernização do Terminal de Contêineres são de aproximadamente R$280 milhões, integralmente financiados pela arrendatária, a empresa Santos Brasil, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. A obra de ampliação do cais é executada pela Construtora Andrade Gutierrez.