unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/08/11

Novo marco em Guará Norte

A Petrobras assinou carta de intenção com o consórcio Queiroz Galvão/SBM para o afretamento do FPSO de Guará Norte, unidade de produção prevista para ser instalada no pré-sal de Bacia de Santos, em 2014. O documento foi firmado na quinta-feira (4/8), menos de uma semana depois de a diretoria da petroleira aprovar a contrato.

Com a assinatura do documento, o consórcio Queiroz Galvão/ SBM dará início ao desenvolvimento do projeto engenharia ainda em agosto. O grupo intensificará também as negociações junto a estaleiros para definir que instalações serão utilizadas no empreendimento.

A conversão do casco será feita no exterior, enquanto a construção dos módulos, integração e comissionamento serão realizadas no Brasil. Como o conteúdo nacional do contrato é alto – 65% sem exclusão – a expectativa é de que sejam utilizados mais de um estaleiro no Brasil.

A taxa diária de afretamento da unidade foi acordada em US$ 599 mil, ante o preço original de US$ 750 mil. O FPSO de Guará Norte terá capacidade para produzir 150 mil barris/dia de óleo e 8 milhões de m3/dia de gás, ficando afretado pelo prazo de até 20 anos (15 anos de contrato firme e cinco de possibilidade de prorrogação).