unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/05/10

Novos poços podem ter 9 bilhões de barris

O poço Libra, que começou a ser perfurado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), na Bacia de Santos, pode ter reservas semelhantes – possivelmente maiores – às encontradas no poço Franco, de onde foram estimados 4,5 bilhões de barris de petróleo.

De acordo com a diretora da ANP, Magda Chambriard, as duas estruturas geológicas têm tamanho similar, embora haja dúvidas se a área de Libra seria um reservatório único ou se estaria dividida em dois reservatórios. Magda informou que os resultados do poço devem ser conhecidos em um prazo de quatro a cinco meses.

A ANP, enquanto perfura Libra, finaliza os preparativos para iniciar um teste de vazão em Franco. Encontramos uma coluna de reservatório de 272 metros (em Franco) e cerca de metade disso é coquina, comemorou a executiva.

COQUINA. A camada rochosa chamada coquina ainda é pouco conhecida, já que as reservas descobertas até agora no pré-sal estão em uma rocha denominada microbiolito, mais rasa do que as coquinas. Sem dúvida que a importância da nova descoberta é muito maior que o volume do óleo encontrado, na medida em que abre novas possibilidades e perspectivas exploratórias para a área do pré-sal.

Mesmo considerando Libra uma nova fronteira exploratória na região, que junto com Franco poderia produzir cerca de 9 bilhões de barris de petróleo, a ANP mantém sua estimativa de reservas no pré-sal em aproximadamente 50 bilhões de barris, de petróleo.

A agência informou já ter ser lecionado dois novos poços na área do pré-sal da Bacia de Santos para após a perfuração de Libra. Um deles fica ao sul e o outro a leste das áreas atualmente concedidas à Petrobras. Seguh: do Magda, além de contribuir para o processo de capitalização da estatal, o trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento geológico sobre a região e gerar valor em futuras licitações de blocos exploratórios na área.

CONTRATO. Os novos poços serão financiados pela própria ANP que avalia contratar diretamente a Petrobras para o serviço. A diretora informou ainda que a certificação das reservas – incluindo Franco, Libra e as duas novas áreas – deve ser concluída até o fim de outubro e que no próximo dia 27 a ANP abrirá as propostas de certifica-doras interessadas em participar do processo. O orçamento da agência para este ano é de R$ 268 milhões.

As informações sobre Libra foram divulgadas dois dias após o anúncio do megacampo àè Franco, também na Bacia de Santos. Franco fica localizado á 41 quilômetros do campo de Iara, que tem estimativas de reservas entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de óleo. Tanto Libra quanto Franco não estão conectados a Iara, o que quer dizer que não precisarão passar pelo processo de unitização com o ativo operado por concessão pela Petrobras.