unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/09/09

Novos projetos ampliam as cargas de Suape

Os grandes empreendimentos em construção no Complexo de Suape, a exemplo da Refinaria Abreu e Lima, Estaleiro Atlântico Sul e PetroquímicaSuape, estão contribuindo para retomar o crescimento da movimentação de cargas no porto e reverter o resultado negativo do início do ano, em função da crise econômica global.

“As chamadas cargas de projetos, que são os equipamentos e máquinas importados pelos empreendimentos estruturadores, poderão representar 10% da movimentação este ano”, estima o vice-presidente do Porto de Suape, Sidnei Aires. Este final de semana, por exemplo, desembarcam no complexo oito dessalgadores para a refinaria. Os equipamentos, importados dos Estados Unidos, são utilizados na lavagem do petróleo.

“Em agosto (em relação a julho), o crescimento da movimentação foi de 32,37%. Se esse patamar for mantido, poderemos empatar com 2008 ou mesmo alcançar expansão de 5% e 10%”, avalia Aires.

Em relação a agosto de 2008, a movimentação ainda apresenta queda de 8%, mas a tendência é de reversão. “O segundo semestre é tradicionalmente melhor que o primeiro. Isso sem falar que na segunda metade do ano passamos a contar com a movimentação de trigo da Bunge, com um volume médio de 50 mil toneladas por mês”, destaca. Em 2008, Suape movimentou 8,6 milhões de toneladas, num aumento de 20% sobre 2007.