unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/07/10

Número de ataques cai no primeiro semestre

Os ataques de piratas caíram quase 20% em todo o mundo no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo perãodo do ano passado, segundo o IMB (International Maritime Bureau).

No total global, o número de casos de pirataria registrados pelo órgão chegou a 196 de janeiro a junho, ante os 240 ocorridos nos primeiros seis meses do exercício anterior. Em 2009, os ataques de pirataria totalizaram 406 – a maior ocorrência dentro de um perãodo de seis anos.

A organização atribuiu a queda dos incidentes à implantação de forças navais para conter atividades no Golfo de Áden, que concentra o maior índice de ataques. O diretor do IMB, Pottengal Mukundan, disse que as ações das Marinhas do Golfo do Áden foram essenciais na redução dos ataques.

Somente no Golfo de Áden, a ocorrência de ataques caiu 61% no primeiro semestre deste ano, registrando 33 incidentes em comparação aos 86 do mesmo intervalo de 2009. Até agora, 27 navios foram sequestrados por Somalis, com 544 marinheiros feitos reféns.

Porém, existem evidências de que os piratas estão exercendo influência em localidades mais afastadas da bacia da Somália. No Oceano Índico, o número de incidentes subiu de 44 ataques em 2009 para 51 este ano.

Os ataques no mar da China mais do que duplicaram para 15 este ano, em comparação aos sete de janeiro a junho do ano passado.