
Divulgação NYK
A empresa de navegação japonesa NYK converte um rebocador, nomeado “Sakigake”, movido a gás natural liquefeito (GNL), paraum rebocador movido a amônia, no estaleiro japonês da Keihin Dock.
A modificação tem o amparo do Fundo de Inovação Verde da Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial do Japão (Nedo). Envolve o desenvolvimento de embarcações equipadas com um motor movido a amônia de produção japonesa em projeto iniciado em outubro de 2021 pela NYK, Japan Engine Corporation, IHI Power Systems e Nihon Shipyard.
Para substituir todo o motor, incluindo o motor principal e o depósito de combustível, a casa das máquinas será cortada para remover o equipamento existente movido a GNL e instalar a nova maquinaria alimentada a amoníaco.
O novo motor foi testado na fábrica de Ota da IHI Power Systems para confirmar emissões praticamente nulas de amônia e óxido nitroso (N2O), que tem um efeito estufa cerca de 300 vezes maior que o dióxido de carbono (CO2), de acordo com a NYK.
O último abastecimento de GNL pelo rebocador foi realizado em julho deste ano.
Fonte: Revista Portos e Navios