A NYK Line e a K Line anunciaram participação em um projeto para construção de um navio-sonda em águas profundas no Brasil, juntamente com a Mitsui e a Japan Drilling. A embarcação será fretada pela Petrobras para a exploração do pré-sal.
Denominada J4, a joint venture reúne a NYK, com 33,7%; a Mitsui, com 21,78%; a K Line, com 20%; e a Japan Drilling, com 1%. Os outros parceiros são a Mike Mullen Energy Equipment Resource e a Etesco Construções e Comércio, cada qual com 11,76%.
A EDS (Etesco Drilling Services) foi criada pela Etesco em abril de 2008. No mesmo ano, a empresa assinou um contrato de construção de um navio-sonda com a sul-coreana Samsung Heavy Industries. A entrega está programada para ocorrer até o final de janeiro de 2012. Posteriormente, a EDS vai começar a oferecer serviço de afretamento para a Petrobras por um perãodo máximo de 20 anos.
De acordo com declaração do J4, o investimento total no projeto equivale a aproximadamente US$ 820 milhões. Para tanto, a EDS conseguiu um acordo para empréstimo de US$ 650 milhões.