Os governos federal e estadual pretendem incluir a segunda etapa da Ferrovia Transnordestina no Piauí, e os trechos ferroviários de Teresina a Luís Correia e de Teresina a Jacobina e Paulistana, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II, a ser lançado pelo presidente Lula, ainda este ano, com execução prevista para 2010.
O governador Wellington Dias esteve em Brasília, para tratar do assunto em reunião com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Wagner Garcia, e o gerente de Transportes Ferroviários de Cargas da ANTT, Marcos Almeida. Ele também solicitou a aceleração no cronograma de execução dos demais lotes da Ferrovia Transnordestina no Piauí.
A obra Transnordestina, no Piauí, já está em execução, no trecho que vai do município de Itaueiras (PI) a Ribeira do Piauí, de cerca de 20 quilômetros. O próximo trecho a ser executado ligará Elizeu Martins a Estreito (MA). Acredito que nos próximos dias teremos condições para contar com essa obra. Posteriormente, interligaremos Itaueiras a Ribeira do Piauí, destacou o governador.
Outra obra que poderá ser incluída no PAC II é a recuperação do trecho ferroviário de Teresina a Luís Correia e, ainda, de Teresina a Jabocina e Paulistana (interligando-se, assim, com a Transnordestina). Esta última, ainda terá feito um estudo de viabilidade. A ANTT enviará um técnico ao Piauí para apresentar esses e outros estudos de interesse do Estado, como manifestado aqui, pelo governador, em relação ao veículo leve sobre trilhos, afirma o superintendente do Piauí em Brasília, Roberto John, que participou da reunião.