Empresa vai executar serviços, no valor de mais de R$ 1 bilhão, de Engenharia, Preparação, Recolhimento e Destinação Final (EPRD) de infraestrutura submarina dos sistemas de produção remanescentes das plataformas P-07, P-12 e P-15 na Bacia de Campos

A OceanPact assinou contrato com a Trident Energy do Brasil para executar serviços de descomissionamento offshore no modelo EPRD (Engenharia, Preparação, Recolhimento e Destinação Final). O projeto abrange a infraestrutura submarina dos sistemas de produção remanescentes das plataformas P-07, P-12 e P-15 na Bacia de Campos, com início previsto para o primeiro trimestre de 2026 e duração de até três anos.
O contrato, que segundo a OceanPact supera R$ 1 bilhão, prevê o uso de embarcações do tipo RSV (ROV Support Vessel) da frota OceanPact, preparadas para operações de descomissionamento. As atividades incluem engenharia e mapeamento detalhado, remoção de linhas flexíveis e equipamentos submarinos com apoio de ROVs, além de cortes e desconexões.
A empresa informou que também cuidará do desmantelamento em terra e da destinação final ambientalmente adequada, priorizando a reciclagem e estimulando a economia circular.
“Esse contrato de descomissionamento reflete o esforço conjunto das nossas unidades de negócios e subsidiárias em buscar sinergias operacionais e ganhos de eficiência”, afirma Erik Fabian Cunha, Diretor Comercial e de Marketing da OceanPact. “Conseguimos estruturar uma proposta competitiva, baseada em uma solução técnica robusta, confiável e segura do ponto de vista operacional”, completa.
Segundo a OceanPact, a empresa reúne todas as competências necessárias para entregar uma solução completa e integrada em descomissionamento offshore.” A EnvironPact, subsidiária especializada da OceanPact, assumirá as etapas ambientais, de segurança operacional e de gestão de riscos. A Área de Operações Submarinas ficará responsável pela retirada de linhas e estruturas, enquanto a OceanPact Geo conduzirá os levantamentos e surveys. Já a OceanPact Log atuará na gestão em terra e no desmantelamento. Com o suporte de sua frota própria, a OceanPact garante a execução das atividades offshore com máxima eficiência, segurança e confiabilidade”, afirma a empresa, que possui 28 embarcações.
“A assinatura do contrato com a Trident Energy do Brasil amplia a presença da companhia no mercado de engenharia submarina, reafirmando sua capacidade técnica, compromisso com a segurança e adoção de práticas sustentáveis no encerramento responsável de operações offshore, em conformidade com as melhores práticas globais e as exigências regulatórias do Brasil”, destaca a empresa em seu comunicado.
Fonte: Revista Brasil Energia