unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/09/24

Ocyan conclui projeto de descomissionamento na Bacia de Campos

O contrato, assinado com a Petrobras em 2022, previa o descomissionamento dos sistemas submarinos dos FPSOs Cidade do Rio de Janeiro, Cidade de Rio das Ostras e Piranema Spirit

CSV Normand Cutter (Foto: Divulgação Ocyan)

A Ocyan concluiu, no último sábado (14), o escopo de recolhimento de todas as estruturas do primeiro contrato de descomissionamento de sistemas submarinos em águas profundas da companhia, que foi firmado com a Petrobras em 2022 após licitação da estatal.

O contrato previa a aquisição de serviços de engenharia, preparação, remoção e descarte (EPRD – Engineering, Preparation, Removal, and Disposal) para descomissionamento dos sistemas submarinos pertencentes aos FPSOs Cidade do Rio de Janeiro e Cidade de Rio das Ostras, anteriormente localizados na Bacia de Campos, e do FPSO Piranema Spirit, na Bacia de Sergipe-Alagoas.

Avaliado em R$ 900 milhões, o escopo de trabalho incluía o descomissionamento de 21 poços e cerca de 275 km de linhas flexíveis e outros equipamentos, instalados em lâmina d’água de 800 m a 1,7 mil m, pelo período de dois anos.

Para atendê-lo, a companhia afretou o CSV (Construction Support Vessel) Normand Cutter, da Solstad, em 2022. Todo o material, equivalente a 20 mil toneladas, será cortado e transferido para uma base da TechnipFMC, em Vitória (ES), onde será limpo, descontaminado e vendido como sucata.

Na terça-feira (17), a Ocyan anunciou, em publicação, que executou o recolhimento do último tramo do contrato EPRD. “O encerramento da operação representa também nossa retomada com um player relevante e ativo no mercado de construção submarina no Brasil. Estamos preparados, capacitados e ansiosos pela conquista de novos contratos nessa frente”, completou a Ocyan na publicação.

“Investimos nos equipamentos e queremos manter a embarcação por muitos anos”, afirmou Jorge Mitidieri, atual CEO da Ocyan, em entrevista à Brasil Energia em 2023. Na época, Mitidieri atuava como vice-presidente executivo de Serviços Integrados da Ocyan.

Fonte: Revista Brasil Energia