unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/09/11

OGX cresce no Parnaíba

A OGX adquiriu participação de 49,99% no bloco exploratório BT-PN-1, na Bacia do Parnaíba, área até então operada pela Imetame Energia. O negócio, já aprovado pela ANP, envolve farm-in de 16,67% nas participações de 33,33% das empresas Delp Engenharia e Orteng e de 16,7% na fatia de 33,34% da Imetame.

Com a negociação, a OGX passa a ser operadora do bloco, que tem compromisso exploratório previsto com a ANP para a perfuração de um poço até 2014. Essa é a oitava operação da petroleira na Bacia do Parnaíba, onde a empresa pretende iniciar a produção de gás natural no próximo ano.

A ANP autorizou também a perfuração do primeiro poço produtor da empresa na região, na área do campo de Gavião Real, declarado comercial recentemente. O poço 7GVR1DMAestá sendo perfurado pela sonda Queiroz Galvão 1 e atingirá a profundidade final de 2.270 m.

A petroleira projeta para o segundo semestre do próximo ano o primeiro gás dos campos de Gavião Real e Gavião Azul, declarados comerciais a partir dos trabalhos nos prospectos Califórnia e Fazenda São José, no bloco PN-T-68, na Bacia do Parnaíba. As declarações de comercialidade ocorreram em um prazo recorde, de 20 meses após a aquisição das áreas na 10ª rodada da ANP, em 2008.

Os trabalhos indicaram a presença de gás natural e, de acordo com a OGX, as áreas devem produzir 5,7 milhões de m3/dia de gás natural a partir de 23 poços. Serão investidos US$ 450 milhões no projeto. A autorização extraordinária da ANP para a perfuração dos poços foi necessária já que a comercialidade e os planos de desenvolvimentos ainda não foram aprovados pela agência.