A OGX Petróleo e Gás Participações, empresa de petróleo e gás natural criada pelo empresário Eike Batista, anunciou ontem o início da operação da segunda de suas cinco sondas contratadas. A sonda de perfuração Sea Explorer iniciou ontem a perfuração do poço 1-OGX-3-RJS, no bloco BM-C-41, localizado na parte Sul da Bacia de Campos. Na segunda-feira, a companhia havia comunicado a descoberta de petróleo no poço 1-OGX-2A-RJS, localizado no mesmo bloco.
A Sea Explorer foi alugada pela OGX da Pride International por um perãodo de dois anos, com possibilidade de extensão por mais um ano. Segundo a OGX, essa sonda tem capacidade para perfurar poços de até 6.500 metros de profundidade, em lâmina d`água máxima de 300 metros. O poço OGX-3 está situado a aproximadamente 77 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina de água é de, aproximadamente, 130 metros.
Está prevista para o início do ano que vem a chegada da unidade semisubmersível Ocean Star (janeiro) e da Ocean Lexington (fevereiro). Além do bloco na Bacia de Campos, a companhia possui blocos exploratórios em Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba.