unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/10/24

Oil States vai produzir conectores de árvore de natal e subsea no Brasil

Base da empresa em Macaé será ampliada para atender a fabricação de equipamentos subsea e novos serviços de intervenção de poços. Previsão é começar a operar em dois anos

Base da Oil States em Macaé

A Oil States vai ampliar sua base de serviços em Macaé (RJ) para fabricar conectores de árvores de natal e subsea, equipamentos antes produzidos pela empresa em Houston, Texas. Em entrevista à Brasil Energia, o CEO Brasil da Oil States, Marcio Robles, prevê concluir as obras em dois anos, mantendo o espaço de serviços segregado, que também será ampliado.

“Com o aumento da demanda de projetos no Brasil, a Oil States tomou a decisão de mover o que antes era fabricado em Houston para o Brasil, para ficar próximo ao cliente, utilizando o footprint brasileiro de fornecimento”, afirmou Robles.

A expansão também vai atender ao novo contrato firmado pela Oil States com a Seadrill, para fornecer juntas de MPD para equipamentos de intervenção de poços, bem como serviços de manutenção. De acordo com o CEO, a drilling contractor vai começar a operar no Brasil e os serviços serão realizados na base de Macaé.

“Prestar o serviço no Brasil, onde a Seadrill vai operar, facilita o trabalho com a Oil States. A empresa não vai precisar sair do país para ter acesso a sobressalentes e ao serviço de manutenção”, complementou.

Com quase 400 funcionários e atividade de mão de obra intensiva, Robles ressalta o desafio de contratar profissionais qualificados e ainda manter seu quadro de colaboradores, neste período de demanda aquecida. “Como uma empresa que sempre se posicionou em ter mão de obra multidisciplinar e qualificada para prestação de serviço, acaba sendo um alvo”.

Para superar o desafio, a Oil States lançou, há três anos, um programa de trainee para preparação de mão de obra. “A empresa acessa as principais universidades, estamos felizes com inúmeros profissionais que antes eram estagiários ou trainee, e hoje têm cargos de liderança”, disse Robles.

A Oil States no Brasil opera em todos os segmentos do setor, com operadores de petróleo onshore, offshore, operadores de FPSO, fabricante de equipamentos, instaladoras e empresas de perfuração. Atualmente tem contratos com Petrobras, Equinor, Brava, entre outras.

Fonte: Revista Brasil Energia