unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/05/24

Omni Táxi Aéreo inicia operações para a bp no pré-sal

Companhia fará o transporte de passageiros para o bloco Pau Brasil, localizado no pré-sal da Bacia de Santos e operado pela bp

A Omni Táxi Aéreo iniciou, no último dia 14, as operações de transporte de passageiros para a bp com destino ao bloco Pau Brasil, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, informou a empresa em comunicado divulgado nesta segunda-feira (20). 

O contrato prevê o uso da aeronave modelo S92, visando o transporte para a sonda Valaris DS-15 (Valaris Renaissance), da Valaris. A unidade será responsável pela perfuração do poço pioneiro da companhia no bloco Pau Brasil. 

“Ao iniciarmos um novo relacionamento comercial com a BP International, esperamos contribuir com a nossa experiência profissional para que a campanha seja executada com segurança e eficiência na logística aérea de transporte de pessoas”, afirmou Guilherme Monteiro, especialista Comercial da Omni e responsável por liderar as negociações do contrato, segundo o comunicado. 

De acordo com o Fleet Status Report mais recente da Valaris, divulgado no dia 30 de abril, a bp afretou a sonda Valaris DS-15 pelo período de maio de 2024 a julho de 2024. Posteriormente, a sonda retorna para a operação da TotalEnergies, cujo contrato vai até julho de 2025. 

Conforme publicado pela Brasil Energia, o plano original da bp era perfurar na área de Pau Brasil entre 2021 e 2022 – no entanto, a pandemia de Covid-19 fez com que o cronograma fosse adiado duas vezes. O programa contemplava ainda pelo menos outros dois poços exploratórios, com possibilidade de um terceiro. 

O bloco é operado pela companhia inglesa com 50% de participação, em parceria com a CNOOC Petroleum (30%) e a Ecopetrol (20%). A área foi adquirida na 5ª Rodada de Partilha de Produção da ANP, realizada em 2018, e possui vencimento da fase exploratória previsto para 17 de dezembro de 2025. 

Fonte: Revista Brasil Energia