unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/03/24

Omni Táxi Aéreo vai operar veículos aéreos não tripulados para a Petrobras

Veículo aéreo não tripulado (Foto: Divulgação Omni Táxi Aéreo)

Omni Táxi Aéreo fechou dois contratos com a Petrobras para operar veículos aéreos não tripulados (UAVs, na sigla em inglês) em missões offshore na Bacia de Campos, informou a Omni em comunicado divulgado nesta segunda-feira (4). Os primeiros voos operacionais estão previstos para o segundo trimestre deste ano.

As missões realizarão voos além da linha de visão (BVLOS, sigla em inglês para Beyond Visual Line of Site, que permite voos sem que o piloto mantenha contato visual com a aeronave e sem a necessidade de observadores auxiliares para voar longas distâncias), transportando cargas de 50 kg para instalações offshore e conduzindo voos entre instalações. A Omni afirma que essas serão as primeiras missões UAV para o setor de O&G no Brasil.

Além do transporte de carga, as missões coletarão dados sobre o compartilhamento de espaço aéreo entre UAVs e helicópteros, “representando um passo crucial no desenvolvimento da logística aérea não tripulada”, segundo a Omni, e com o potencial para redução de custos e da emissão de CO₂ para cargas menores e urgentes, uma vez que os drones substituem o uso de helicópteros convencionais e barcos.

“Com inovação e tecnologia de ponta, podemos integrar perfeitamente veículos não tripulados em missões críticas, oferecendo um serviço de excelência aos clientes e contribuindo para resultados sustentáveis”, afirmou João Welsh, CEO da OHI Unmanned, divisão de drones do Grupo Omni Helicopters International (OHI), segundo o comunicado. A OHI Unmanned prestou consultoria para o fechamento dos contratos com a Petrobras.

“A nossa relação de quase 20 anos com a Petrobras tem sido pautada pela inovação e estamos satisfeitos que tenham nos escolhido para mais esta jornada”, completou Roberto Coimbra, CEO da Omni Táxi Aéreo, também em comunicado.

Fonte: Revista Portos e Navios