
A OneSubsea, joint venture entre a Schlumberger e a Cameron, anunciou, na sexta-feira (30), a assinatura de um contrato com a Petrobras avaliado entre US$ 100-150 milhões, que contempla a instalação de 12 árvores de natal em campos operados pela estatal.
A companhia também informou que está prestes a assinar o contrato para a Fase 10 de Búzios, contemplando 15 árvores de natal, unidades de distribuição eletro-hidráulica e serviços associados. O FPSO que irá compor o 10º módulo de projeto de Búzios será a P-82, cujo contrato de construção deverá ser assinado em breve, conforme publicado pelo PetróleoHoje.
Para Carlos Tadeu, diretor geral da OneSubsea, o mercado vive um momento de crescimento sustentável, com a celebração deste contrato global com a Petrobras e dos próximos que virão, como Búzios 10, além de outras oportunidades existentes, como o Hisep, “que tem sido também o foco da empresa, visto a sua liderança no mercado brasileiro e mundial assim como o extensivo histórico de operações com seus equipamentos de processamento submarinos, tal qual nos campos de Albacora e Barracuda”, na Bacia de Campos.
O Hisep é um sistema de separação em alta pressão desenvolvido e patenteado pela petroleira brasileira, que possibilita a a liberação da planta de processamento do FPSO e o aumento da produção. Conforme antecipado pelo PetróleoHoje, a empresa vencedora do processo de contratação do Hisep terá que fornecer e instalar cerca de 12 km de linhas rígidas, 8 km de dutos flexíveis e 25 km de umbilicais.
Fonte: Revista Brasil Energia