
A OneSubsea, empresa da SLB, assinou contratos com a Petrobras, Enauta e PRIO para fornecer árvores de natal molhadas (ANMs) para a Fase 10 de Búzios e bombas multifásicas (MPPs, em inglês) para os campos de Atlanta e Wahoo, respectivamente.
Para a Petrobras, a empresa fornecerá 16 ANMs, além de ser a responsável pelos serviços associados de instalação, comissionamento e manutenção. Os serviços contemplam o sistema de Drill Pipe Riser, ferramentas de instalação e frentes de serviços offshore especializadas que serão responsáveis pela instalação dos equipamentos no campo.
A fabricação dos equipamentos ocorrerá na base de Taubaté (SP) da One Subsea SLB, com o início das entregas previsto para o primeiro trimestre de 2025. O investimento negociado corresponde a um valor estimado entre US$ 100 e US$ 200 milhões
Em relação a Enauta, a OneSubsea irá fornecer duas MPPs ao campo de Atlanta, e, para a PRIO, oferecerá uma unidade do mesmo equipamento. O prazo de entrega para ambas é de dois anos, com fabricação do sistema feita no Centro de Excelência de Serviços Submarinos da OneSubsea em Horsoy, na Noruega.
Os sistemas de MMPs contam com o serviço de desempenho baseado em monitoramento online, permitindo aprimorar de forma colaborativa as operações submarinas, fornecendo informações prescritivas de confiabilidade operacionais e de produção.
Fonte: Revista Brasil Energia