O bom equilíbrio obtido entre a oferta e a demanda de petróleo, sustentado pela adequação dos estoques e da capacidade ociosa de produção, mostram que a queda dos preços do petróleo na semana passada foi inevitável e alinhada aos fundamentos do mercado no curto prazo, disse a Opep, no relatório mensal.
Embora o preço do petróleo Brent esteja acima de US$ 115,00 por barril, o cartel de exportadores voltou atrás das indicações feitas no mês passado de que o preço do petróleo está prejudicando a demanda global. Um fortalecimento da demanda de economias emergentes é agora capaz de zerar qualquer redução de demanda causada pelos preços elevados, disse a Opep.
A Opep elevou a previsão de crescimento da demanda em 2011 de 20 mil barris ao dia para 1,41 milhão de barris ao dia. Os efeitos negativos do terremoto que atingiu o Japão em março e as incertezas sobre a recuperação dos EUA ameaçam a demanda, mas a economia chinesa está avançando acima das expectativas, equilibrando os riscos. A Opep disse ainda que a demanda pelo petróleo produzido pela organização irá subir em 2 milhões de barris ao dia no terceiro trimestre em relação ao segundo, para 30,87 milhões de barris ao dia. Os estoques do petróleo comercial dos EUA também caíram pelo terceiro mês, em 1,3 milhão de barris ao dia em abril, em grande parte em consequência de uma queda dos estoques dos produtos refinados do petróleo. Os estoques seguem 1% acima da média em cinco anos.