‘A menos que algo dramático aconteça, 2013 será uma repetição de 2012’, diz Badri
O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdullah al-Badri, disse nesta segunda-feira (28) que o mercado mundial de petróleo deverá permanecer bem abastecido em 2013 e a organização não fará novos cortes da produção.
A extração da Opep caiu em dezembro de 2012 para o seu menor patamar em mais de um ano quando o maior produtor, a Arábia Saudita, cortou parte de sua produção deixando o volume total da Opep mais próximo da meta do grupo de 30 milhões de barris por dia (bpd).
Nós não queremos reduzir a produção de alguns países, os principais países estão tendo dificuldades com suas economias. Há uma melhoria na economia mundial, mas alguns países ainda enfrentam dificuldades, disse Badri a repórteres em uma conferência sobre petróleo, questionado sobre a necessidade da Opep reduzir ainda mais a produção.
A Opep tem uma meta de produção coletiva de 30 milhões de barris por dia e não há cotas individuais para os membros. Badri disse ainda que não prevê uma queda de preços e que o mercado ficará bem abastecido para atender ao crescimento da demanda esperada. A menos que algo dramático aconteça, 2013 será uma repetição de 2012, conclui.