– A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) encerrou neste fim de semana a operação especial que colocou trens da Série 2500 em serviço na Linha 11-Coral.
Embora o motivo oficial tenha sido celebrar os 472 anos da cidade de São Paulo, a experiência também serviu para avaliar a operação da composição chinesa fabricada pela Sifang e que até então era exclusiva da Linha 13-Jade.
De fato, o Série 2500, o mais moderno trem da CPTM, já percorre regularmente trechos onde a Linha 11 e a Linha 12 operam, entre Engenheiro Goulart e Barra Funda, mas não até municípios como Mogi das Cruzes e Suzano.
Curiosamente, a operação especial pode servir como uma prévia do que será visto nos próximos meses quando a Trivia Trens assumir as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade dentro da concessão do Lote Alto do Tietê.
A concessionária vai herdar os oito trens da Série 2500 e é esperado que dê mais utilidade a eles. Hoje, a CPTM não emprega toda a frota em serviço por limitações de infraestrutura.
Esses trens contam com diferenças para outras séries como espaço para bagagens, mapas dinâmicos em LED e sistema ATO operacional, que permite paradas e partidas automáticas.
Imagens obtidas pelo site, inclusive, mostram o painel com as estações em uso durante os dias da operação especial. As mensagens de áudio, contudo, não teriam funcionado, talvez por não terem sido gravadas para isso.
Certamente será uma grata surpresa para os passageiros já que a concessão não prevê a aquisição de novos trens.