Esta é a meta da Brado até o fim deste ano Atualmente, a empresa tem capacidade de estufagem de 40 mil toneladas/mês A Brado Logística está ampliando as operações de cabotagem no Porto de Santos e deve atingir a marca de 60 mil toneladas de cargas movimentadas por mês até o final deste ano.
Atualmente, a empresa opera 100 contêineres por mês, em média, através deste modal, para os portos de Suape, Pecém e Manaus. A capacidade de estufagem gira em torno de 40 mil toneladas/mês. “Temos uma média de 50 unidades vazias/mês e 50 unidades cheias/mês.
Desde janeiro de 2011, o volume total foi de aproximadamente 2.500 contêineres. Existem picos de giro nessa operação, mas geralmente o volume é regular”, informou a Brado por meio de sua assessoria de imprensa, sobre as operações do terminal de Cubatão.
A unidade movimenta mais de 10 mil TEUS/mês de contêineres dry e deve ampliar o atendimento de contêineres Reefer (plugados na energia) de 6 mil para 7 mil embarcados/mês. “Com esta operação conseguimos fazer sinergia com todos os serviços oferecidos pela companhia”, afirma a gerente comercial da Brado, Ideli Constantino.
O tempo de viagem da carga a partir do Porto de Santos varia entre sete dias até Suape, oito até Pecém e 14 até Manaus. Para o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, cabotagem é ainda pouco utilizada pela sua importância para o País.
“Há cargas de cabotagem e de transbordo que são movimentadas nos principais terminais de contêineres da Região. Como portuário e como brasileiro eu digo que o transporte da cabotagem é vital para o nosso crescimento.
A Codesp pretende dar todo apoio para que essa movimentação seja cada vez mais implementada”. Recentemente, o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino, afirmou que a cabotagem responde por apenas 13% dos modais de transporte de carga entre os portos nacionais. Indicar matéria a alguém