unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/09/24

Operadoras veem oportunidades na revitalização de campos maduros no Brasil

Palestra da ROG.e reuniu executivos para discutir inovação e estratégias na modernização de atividades em campos maduros no Brasil, um dia após publicação de decreto que cria programa ‘Potencializa E&P’ 

Na esteira do recente Decreto 804/2024, publicado na última segunda-feira (23) instituindo o Programa de Incentivo e Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural – Potencializa E&P, a palestra “Revitalização de Campos Maduros”, realizada hoje (24) na ROG.e, apontou discussões sobre os desafios e oportunidades na revitalização de campos maduros no Brasil.

O gerente executivo de águas profundas da Petrobras, Paulo Marinho, destacou um projeto significativo da companhia: a substituição de antigas plataformas no campo de Marlim, na Bacia de Campos, por unidades mais eficientes. A companhia planeja substituir nove plataformas antigas por apenas duas FPSOs: Anita Garibaldi e Anna Nery. Essa modernização, segundo Marinha, visa não só reduzir custos e aumentar a eficiência, mas também estender a vida útil do campo, garantindo sua relevância na produção de petróleo.

O diretor geral da Perenco, Damien Szyszka, destacou a experiência da empresa na operação de campos maduros, com uma produção superior a 500 mil barris por dia. Szyszka enfatizou a importância de políticas públicas estáveis e incentivos regulatórios para atrair novos investimentos, ressaltando que o Brasil é um ativo estratégico para o grupo.

O VP de subsurface da Equinor no Brasil, Lars Jetlund Hansen, salientou o extenso portfólio da empresa no país, com ênfase em projetos como Peregrino e Roncador. Ele mencionou a implementação de soluções que aumentaram o tempo de vida dos campos e a necessidade de uma abordagem holística para otimizar os resultados.

Fonte: Revista Portos e Navios