Um navio de bandeira liberiana com 269 metros de comprimento passou por um teste esperado há mais de sete meses no complexo portuário de Itajaí. O CSAV Limari deixou o Rio Itajaí-Açu sexta-feira última, sendo o primeiro navio desde a enchente de novembro a movimentar 918 contêineres em uma só escala, ou mais de 800 TEUs unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés.
Desde o início do ano, por causa dos efeitos da enchente, o volume médio de cargas movimentado por navio correspondia a 400 TEUs, devido a limitações de profundidade.
O diretor comercial do porto, Robert Grantham, vê na operação a retomada da movimentação com navios de grande porte. Ele informa que a movimentação dos terminais do Rio Itajaí-Açu atingiu 2,2 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2009. Entre janeiro e junho, houve um crescimento de 133%. Mas na comparação com o primeiro semestre de 2008, houve queda de 37%.
Embora os índices pareçam alarmantes, estatísticas do Ministério do Comércio Exterior apontam para uma retração de mais de 20 pontos percentuais no comércio exterior brasileiro. No mundo, a realidade não é diferente ? explicou Grantham.
Dragagem segue em andamento
A direção do Porto de Itajaí informou que a infraestrutura está pronta para reassumir a capacidade alcançada em 2008. No entanto, os últimos empecilhos ainda serão resolvidos com a dragagem dos sedimentos da enchente, trabalho contratado por R$ 4 milhões, pelos terminais privados.
O prazo inicialmente previsto para a conclusão do serviço expirou semana passada e nova negociação está em andamento com a empresa contratada, a brasileira Bandeirante.
Itajaí
Números do semestre
Resultados dos terminais portuários do Rio Itajaí-Açu, na comparação com o primeiro semestre de 2008
Contêineres movimentados: 136 mil, queda de 32%
Embarque: 1,4 milhão de toneladas, queda de 35,2%
Desembarque: 778 mil toneladas, queda de 40,5%
(Fonte: Diário Catarinense – Florianópolis,SC)