unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/07/24

OSX e empresa indiana avaliam estaleiro para desmantelamento no Açu

Divulgação OSX

Empresa brasileira firmou acordo com Priya Blue mirando crescente demanda do mercado de descomissionamento de plataformas offshore, com foco na Bacia de Campos

A OSX e a empresa indiana Priya Blue assinaram um acordo para desenvolver um estaleiro de descomissionamento e reciclagem verde na área da ‘OSX Açu’, espaço da OSX no Porto do Açu, no complexo portuário e industrial da Prumo, em São João da Barra, no norte fluminense. A OSX informou à Portos e Navios que o empreendimento deve destinar uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados (m²) para atender à crescente demanda do mercado de descomissionamento offshore da América do Sul, em especial da Bacia de Campos.

A OSX destacou que a Priya Blue é o maior estaleiro de reciclagem verde da Índia, certificado pela Class NK e em conformidade com a Hong Kong Convention (HKC), que entrará em vigor em junho de 2025. A empresa brasileira acrescentou que o grupo estrangeiro possui processos e diretrizes rigorosos, baseados nas regulamentações da Convenção de Hong Kong e que a parceria reforça o posicionamento estratégico da OSX como hub de soluções integradas ao mercado offshore.

“A profundidade de conhecimento do grupo indiano e experiência no setor garantem a total conformidade com todos os protocolos, medidas de segurança e parâmetros ecologicamente corretos necessários para a reciclagem sustentável de embarcações e ativos offshore”, ressaltou a OSX.

O memorando assinado, segundo a OSX, formaliza as intenções entre as partes de desenvolver os projetos. A empresa detalhou que o acordo é não-vinculante e serve para estabelecer uma base sobre a qual as partes continuarão as discussões. “Qualquer parte pode, a seu exclusivo critério, encerrar as discussões por qualquer motivo e/ou sem motivo, mediante notificação por escrito à outra parte”, ponderou a OSX.

A empresa informou à reportagem que a perspectiva de investimento para preparar o empreendimento para as atividades de descomissionamento e reciclagem ainda está sendo estudada. De acordo com a OSX, o cronograma depende das oportunidades de mercado que estão sendo estudadas pelas duas parceiras.

A Petrobras possui um contrato com o Porto do Açu para receber três plataformas que estão no final da vida útil. Uma delas é a P-33, que aguarda acostada no Açu a finalização do processo de desmantelamento da P-32, de dimensões semelhantes, que está no dique do Estaleiro Rio Grande (RS), da Ecovix. A Gerdau arrematou as duas plataformas, em parceria com a proprietária do Estaleiro Rio Grande.

“Esperamos que ainda esse ano, ou até o início do ano que vem, outras duas [plataformas] ocupem vagas no ‘estacionamento’ qualificado no Porto do Açu”, projetou o engenheiro da área de descomissionamento offshore da Petrobras, Eduardo Stein, em maio, durante o 8º Workshop sobre descomissionamento e desmantelamento de embarcações promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

Fonte: Revista Portos e Navios