A OSX e a Sete Brasil negociam contrato para construção de cinco sondas de perfuração para 3 mil m, destinadas à Petrobras. Oficialmente, as duas empresas não confirmam a operação, mas fontes do mercado e do grupo de Eike Batista afirmam que as negociações estão sendo conduzidas de forma reservada.
A operação teria como foco a substituição das cinco sondas da Ocean Rig, com exigência de construção no Brasil, cujo contrato ainda não foi assinado com a Petrobras e corre risco de ser engavetado. A proposta original da Ocean Rig era construir suas sondas no estaleiro Eisa-Alagoas, que teve sua licença de instalação vetada pelo Ibama.
A proposta em estudo seria para construção no estaleiro da OSX, que está sendo construído no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Se confirmado o negócio, esse será o primeiro acordo do grupo de Eike Batista para construção de sondas.
A depende também de a Petrobras oficializar o fim das negociações com a Ocean Rig e partir para uma negociação direta com a Sete Brasil. Tudo leva a crer que a Petrobras vá desistir das sondas da Ocean Rig.
O estaleiro OSX tem em carteira 20 projetos, entre petroleiros, navios de apoio e integração de módulos. Fontes do grupo asseguram que o parque teria capacidade para atender a demanda de construção de unidades de perfuração ou outros projetos.