A operação realizada pela Megatranz de movimentação dos módulos no píer até sua colocação na balsa, chamada de LOAD-OUT, aconteceu no píer do Caju, no Rio de Janeiro – RJ.
Desse local as peças seguiram para o estaleiro da Brasfel, em Angra dos Reis, local no qual está será feita a integração dos módulos.
O segmento de petróleo e gás está entre as principais áreas de atuação da Megatranz, que em virtude das boas perspectivas desse e do setor de infraestrutura, está investindo R$ 15 milhões este ano para dobrar sua capacidade de operação.
Para realizar trabalhos como o LOAD-OUT dos dois módulos, que pesavam 1255 ton e 1318 ton cada, foi necessário um longo perãodo de estudos, que incluíram desde a engenharia até a busca por certificações pra viabilizar o projeto.
A engenharia da Megatranz foi responsável pela adaptação e adequação da balsa BS–1, fornecida pela Petrobras, e utilizada na operação. Foram feitos os reforços necessários para receber estes módulos, bem como para tornar o transporte marítimo até o estaleiro da Brasfels totalmente seguro.
A operação de movimentação foi realizada sobre carretas com 384 pneus distribuídos em dois conjuntos modulares hidráulicos autopropelidos (SPMT) de 24 linhas de eixo cada, que operavam conjuntamente através de sistemas hidráulicos e de direção como uma 4 fila, isto é, 16 pneus/eixo.