unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/12/18

P-66 se mantém na liderança da produção

Ramp-up do FPSO da Petrobras é o mais acentuado dentre as principais plataformas do país no último ano

A P-66 se manteve pelo segundo mês consecutivo como a plataforma com maior produção de óleo e gás no país, extraindo 183 mil boed em outubro, sendo 146 mil bopd e 5,8 milhões de m³/d de gás natural.

O ramp-up do FPSO da Petrobras no último ano é o mais acentuado dentre as plataformas que compõem o ranking mensal da ANP, tendo registrado evolução de 181% ante os 65 mil boed produzidos em outubro de 2017.

Interligada a sete poços, a P-66 produz no campo de Lula Sul, no pré-sal da Bacia de Santos, desde maio do ano passado. A unidade teve seu casco construído no Estaleiro Ecovix, em Rio Grande (RS), e integração realizada no Brasfels, em Angra dos Reis (RJ).

No ranking das 10 plataformas com maior produção em outubro (dados mais recentes da ANP), estão ainda os FPSOs Cidade de Ilhabela, Cidade de Saquarema, Cidade de Maricá, Cidade de Itaguaí, Cidade de Mangaratiba, P-58, Cidade de São Paulo, Cidade de Paraty e Cidade de Angra dos Reis.

As plataformas P-43 e Espírito Santo, que ocupam a 15ª e a 18ª colocações em termos de volume extraído naquele mês, são as unidade conectadas ao maior número de poços, com 18 no total cada uma.

As unidades instaladas mais recentemente, como aquelas que produzem no pré-sal de Santos, estão, em média, interligadas a seis poços. Isso porque a vazão por poço na província é bem superior à média de outras bacias brasileiras.

Fonte: Revista Brasil Energia