unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/10/18

P-69 tem sinal verde do Ibama para iniciar produção no pré-sal

FPSO de 150 mil barris/dia integra o sistema de produção de Lula Extremo Sul, na Bacia de Santos

O Ibama emitiu na segunda-feira (1/9) a licença de operação da P-69, FPSO da Petrobras que integra o sistema de produção de Lula Extremo Sul, na Bacia de Santos. A unidade possui capacidade para processar 150 mil barris/dia de óleo e 6 milhões de m³/dia de gás. A plataforma já se encontra na locação fazendo os últimos preparativos para dar a partida, em lâmina d’água de 2.200 metros.

O casco da unidade foi convertido no estaleiro Cosco, na China. Em seguida, a unidade partiu para o Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), onde foi feita a integração dos 18 módulos da plataforma. De lá, seguiu para a locação.

Além da P-69, a Petrobras pretende colocar em produção neste ano outras três plataformas. Assim, entram em operação a P-75, prevista para o terceiro trimestre no sistema de Búzios 2; P-76, no último trimestre, em Búzios 3; e P-67, que está na Baía de Guanabara e segue para a locação no terceiro trimestre de 2018. As unidades terão capacidade para produzir 150 mil barris/dia cada.

Os sistemas de produção da petroleira que deram a partida neste ano foram Búzios 1 (P-74) e Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça (FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes). Já a P-68, que estava prevista para este ano, deve ficar para 2019, segundo o diretor de DP&T da Petrobras, Hugo Repsold.

Etapa 2 do pré-sal

Conduzida em processo de licenciamento regional, a etapa 2 do pré-sal abrange sete sistemas de produção antecipada (SPA), 13 plataformas para produção e 15 trechos de gasoduto.

Fonte: Revista Brasil Energia