A ANP aceitou o pedido da Petrobras para a prorrogação do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do poço 1-BRSA-936D-ESS, batizado de Quindim, no bloco ES-M-25, na região do Parque dos Doces, na Bacia do Espírito Santo.
Agora, o término do plano está previsto para agosto de 2017, e não mais fevereiro, como previsto anteriormente. Além disso, a data para a decisão sobre a perfuração do primeiro poço contingente passou de fevereiro de 2016 para outubro.
A Petrobras já havia pedido à agência a suspensão do PAD, mas a ANP negou, argumentando que, caso a companhia precisasse de mais prazo para concluir o poço firme em andamento (4-BRSA-1298-ESS), deveria apresentar o cálculo explícito do tempo necessário de prorrogação.
O PAD de Quindim é válido desde 2013 e prevê como compromissos firmes a perfuração de dois poços e um reprocessamento PSDM. Os compromissos contingentes são uma perfuração e um teste de formação a poço revestido.
O bloco ES-M-25 é operado pela Petrobras, que detém 65% da concessão, em parceria com a PTTEP (20%) e a Inpex (15%). A região perdeu prioridade com o novo plano de negócios da Petrobras. Os projetos de produção em águas profundas no Espírito Santo foram adiados para além do horizonte do PN, que abrange o perãodo 2015-2019. Anteriormente, a companhia previa a licitação de um FPSO para o Parque dos Doces, com previsão do primeiro óleo em 2018.