unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 01/07/10

Panamaxes devem atingir equilíbrio entre oferta e demanda

Segmento deve ter incremento anual de 4% até 2012.

Os porta-contêineres panamaxes de porte maior (entre 4 mil Teus e 4.500 Teus) deverão ser o primeiro segmento da frota global a alcançar o equilíbrio entre oferta e demanda nos próximos dois anos.

Segundo pesquisa do DVB Bank, as perspectivas são positivas para os 363 porta-contêineres panamaxes com capacidade acima de 4 mil Teus, graças ao crescente emprego dessas unidades em trades que têm apresentado crescimento de volumes.

Tendo em vista a recuperação do comércio e o aumento da participação dos panamaxes nas rotas de comércio, a classe deve ser uma das primeiras a atingir o equilíbrio entre oferta e demanda nos próximos dois anos, diz relatório do DVB Bank.

De novembro de 2008 até março deste ano, o número de panamaxes de grande porte empregados aumentou de 128 para 242. As embarcações menores, mas da mesma categoria (entre 3 mil Teus e 4 mil Teus), saíram de 194 para 202 unidades no intervalo.

Apenas 7% da capacidade global de navios panamaxes é utilizada nas principais rotas entre Ásia e Europa. Porém, o segmento deverá ser mais utilizado no trade transpacífico (Ásia-EUA) quando as obras de expansão do Canal do Panamá estiverem concluídas em 2014.

O DVB aponta que dos 216 panamaxes que operam no comércio transpacífico, cerca de 160 são utilizados em todos os serviços da costa leste dos EUA via Canal do Panamá – por meio do qual os navios maiores não podem transitar.

Projeção

O universo de panamaxes é de 908 unidades. Atualmente existem 125 porta-contêineres tamanho panamax na carteira de encomendas, representando 14% da capacidade atual encomendada. Neste ano, 32 novos porta-contêineres da classe foram entregues, e mais de 74 estão programados para até o final de dezembro.

A China Cosco Container Line tem o maior número de porta-contêineres encomendados, totalizando 27, seguido pela China Shipping Group com oito, e pela Wan Hai Lines, com seis.