Com a finalidade de trocar experiências para o desenvolvimento de projetos e também para aumentar o comércio portuário e a eficiência das transações comerciais, os Porto de Paranaguá e Antonina assinaram hoje, na Espanha, um acordo de cooperação técnica entre os portos paranaenses e o Porto de Barcelona.
Para o superintendente dos portos paranaenses, Airton Vidal Maron, tal parceria permitirá a intensificação do comércio entre os portos: A intenção é identificar as cadeias logísticas entre os dois portos e trabalhar na fidelização destas transações para, depois disso, possibilitar a ampliação do comércio entre os portos, enfatizou.
Atualmente, Paranaguá tem exportado principalmente milho, farelo de soja, soja, papel e madeira para a Espanha. Em 2010 foram exportadas 574 mil toneladas de produtos, gerando receita de US$ 204,6 milhões. Já nas importações, o destaque é o fertilizante (cloreto de potássio).
O presidente da Autoridade Portuária de Barcelona, Sixte Cambra, prevê também a implantação de uma marca de qualidade entre as transações dos dois portos como forma de promover a adesão ao sistema de qualidade por todas as empresas envolvidas.