unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/09/09

Paranaguá publica edital para silo no corredor de exportação

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) anunciou a ampliação da capacidade de recebimento e armazenagem do complexo público do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. O edital de licitação, publicado segunda-feira (21), prevê o valor máximo de R$ 44,9 milhões para a obra.

O novo silo horizontal comportará até 107 mil toneladas de grãos, que se somará à capacidade de armazenagem do silo já existente, de 100 mil toneladas.

O reforço na capacidade de armazenamento integra o conjunto de obras de infraestrutura portuária que, também, estão em processo de licitação e irão incrementar a capacidade operacional do porto de Paranaguá. O investimento de R$ 109,5 milhões em obras de remodelação e ampliação do cais aumentará em 30% a estrutura de atracação de navios e permitirá um acréscimo de 80% na movimentação de grãos.

O diretor técnico da Appa, André Cansian, destaca que, em pouco mais de três décadas, a movimentação de cargas no Porto de Paranaguá cresceu quase 1.000%: de 2,74 milhões de toneladas, em 1970, para 30 milhões de toneladas, em 2003. Os investimentos em infraestrutura não acompanharam esse incremento na mesma proporção. Esse enorme crescimento na movimentação de mercadorias resulta na necessidade de realizar ampliações, adaptações e modificações, no sentido de atender em tempo hábil as novas demandas, afirma.

O edital de licitação das obras do Silo Público Graneleiro estará disponível na sede da Appa, em Paranaguá, até o dia 22 de outubro. As empresas interessadas deverão agendar visitas técnicas para conhecer o local das obras. A abertura da licitação está prevista para o dia 28 de outubro. O ganhador da concorrência terá prazo de 360 dias para executar as obras.