O primeiro trimestre rendeu bons resultado ao Porto de Paranaguá, no estado do Paraná. Isso porque o complexo registrou aumentos significativos nas exportações de açúcar e etanol. O primeiro passou de 431 mil toneladas nos primeiros três meses do ano passado, para 491 mil toneladas no mesmo perãodo neste ano, enquanto o segundo teve alta de 26,2%, chegando a 21,6 mil toneladas.
A partir do mês de abril, terá início a safra sucroalcooleira, que deve se estender até o final de março de 2012. No entanto, o crescimento das exportações de açúcar para safra 2011-2012 não deve ser grande, já que os volumes não apresentarão aumento representativo pois não houve aumento na área de plantio da cana: Na safra passada, exportamos por Paranaguá três milhões de toneladas de açúcar. Esta safra, temos a expectativa de exportar 3,2 milhões de toneladas, afirmou o gerente geral da Pasa (Paraná Operações Portuárias), Pérsio Souza de Assis.
Ainda segundo Assis, a maior parte da produção brasileira de etanol será destinado ao consumo interno, o que deve desfavorecer as exportações do produto. A empresa está investindo num projeto de ampliação para a próxima safra que irá dobrar o poder de fluxo de cargas pelo terminal em Paranaguá, passando de três para seis milhões de toneladas por safra: Estamos construindo mais uma moega ferroviária, outra rodoviária e um novo armazém, com capacidade para 70 mil toneladas, ressaltou.