A parceria entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) deve ampliar a participação de pequenos produtores rurais no comércio internacional e melhorar as condições de armazenagem de grãos no Estado. Juntas, as instituições, vinculadas ao Governo Estadual, vão garantir assessoria técnica e melhor uso dos armazéns da Codapar no interior, para novos exportadores.
O objetivo é auxiliar o escoamento dos grãos até os terminais portuários, inclusive com o apoio técnico necessário para dar condições de igualdade, para que usuários de pequenos volumes possam exportar e competir no mercado internacional com grandes empresas do ramo.
Segundo o superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, o apoio aos pequenos exportadores é uma das principais missões dos portos públicos paranaenses. Significa mais lucratividade, mais emprego e renda no campo. Para atender este público, temos o silo público, o sistema de pool no corredor de exportação e garantimos melhores tarifas e mais rapidez nas movimentações, lembra.
Qualidade
Técnicos da Codapar vão atuar, ainda, na padronização da qualidade dos armazéns de grãos, tanto público, quanto privados, conforme exigências do Governo Federal. Cuidados como controle de pragas e rastreamento da produção são importantes para garantir a qualidade da carga exportada e manter a confiança dos países importadores nos portos de Paranaguá e Antonina, conta o diretor técnico de operações da companhia, Davi Pinezi.