
Países asiáticos com projetos de instalação de parques eólicos offshore sofrem atualmente com escassez de embarcações especializadas para instalar turbinas. O motivo é que os construtores navais não estão conseguindo acompanhar a rápida expansão dos projetos.
A informação, publicada em revistas internacionais, atribui a fonte a especialistas em transporte marítimo. Segundo eles, a situação vai piorar à medida que as pás das turbinas estão aumentando de tamanho e precisam de embarcações maiores para sua instalação.
A instalação de turbinas eólicas offshore requer vários tipos de embarcações especialmente projetadas para realizar o trabalho. Estes navios possuem enormes guindastes que podem içar objetos extremamente pesados.
Segundo a Clarksons, com exceção da China há somente dez navios de instalação de turbinas atualmente em operação. Até 2030, a demanda por navios instaladores de turbinas ultrapassaria a oferta em aproximadamente 15 unidades, enquanto a lacuna para CSOVs (navio de operação de serviço de construção) aumentaria para mais de 145, contra os atuais 30.
De acordo com o Conselho Global de Energia Eólica, a China possui 84 embarcações que podem instalar turbinas eólicas. Mas a maioria delas pode lidar apenas com pequenas turbinas — várias foram convertidas a partir de embarcações de apoio offshore.
Fonte: Revista Portos e Navios