O conselho de administração da agência licenciadora para exploração de óleo e gás do Peru, Perupetro, aprovou os planos de leilão de concessões de 22 blocos para o fim deste ano. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo presidente da Perupetro, Aurelio Ochoa
Segundo Ochoa, é necessária a conclusão da lei de consulta prévia antes que a agência divulgue mais detalhes sobre as concessões.
“A Perupetro tem tudo pronto. Estamos apenas aguardando a consulta prévia”, disse Ochoa.
O leilão, que poderia atrair investimentos da ordem de US$ 1 bilhão, faz parte dos planos peruanos de impulsionar as atividades do setor de energia. O objetivo da Perupetro é lançar o leilão no início do quarto trimestre deste ano.
O número de blocos a serem leiloados, localizados na Amazônia peruana e na costa do país, pode ser alterado, dependendo das negociações com as comunidades indígenas, afirmou Ochoa.
A lei de consulta prévia foi aprovada na última semana. A regulamentação tem por objetivo melhorar o diálogo entre as comunidades indígenas, que poderiam ser atingidas pelos projetos de exploração.
O presidente peruano, Ollanta Humala, já declarou que a lei será uma importante ferramenta para a resolução dos conflitos sociais que adiaram uma série de projetos de energia e mineração.