Estudos que estão sendo realizados por uma empresa holandesa evidenciam a segurança da operação de navios com mais de 300 metros de comprimento no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina.
Os primeiros resultados das pesquisas foram apresentados a uma comitiva formada por práticos e representantes da APM Terminals, Portonave e Porto de Itajaí que acaba de retornar da Holanda.
Os integrantes da comitiva viajaram à Europa para acompanhar de perto simulações e prática de testes de navegação no Itajaí-Açú em equipamentos de última geração, que asseguram a realização de manobras com navios Post-Panamax no complexo portuário.
A APM Terminals Itajaí, em conjunto com o Porto de Itajaí, vem patrocinando diversos estudos para garantir a melhoria na acessibilidade ao porto.
Desde fevereiro deste ano, a APM Terminals investiu 160 mil euros em pesquisas com o objetivo de manter Itajaí na rota dos grandes armadores até que a nova bacia de evolução seja finalizada.
A meta é mostrar que o complexo tem condições de atender embarcações de grande porte, tendência global dos armadores em suas rotas de navegação.
A primeira operação de teste com uma embarcação com 300 metros no complexo ocorreu em outubro.
A mobilização para assegurar a operação de navios com mais de 300 metros demonstram a preocupação conjunta das empresas que atuam no complexo portuário para aumentar a movimentação de cargas no Porto de Itajaí, segundo maior terminal do Brasil em movimentação de contêineres.
“E que poderá crescer ainda mais nos próximos anos se houver um comprometimento mútuo para o desenvolvimento da atividade portuária na região.
A estrutura da empresa que vem conduzindo os estudos de viabilidade técnica para garantir a operação de navios de grande porte mostra a seriedade de todos os parceiros envolvidos”, diz o superintendente da APM Terminals, Ricardo Arten.
Com a confirmação de que o complexo oferece condições de operar navios com mais de 300 metros em segurança, a Marinha homologou em 304 metros o comprimento da embarcações que podem manobrar no Rio Itajaí-Açu.
O incremento na capacidade do complexo é resultado de um trabalho conjunto dos terminais portuários, com total suporte técnico de entidades como a Praticagem e a Delegacia da Capitania dos Portos.
Independente da autorização para operar navios de maior porte, a Autoridade Portuária e APM Terminals seguem com os estudos para a implementação de uma nova bacia de evolução para o Complexo do Itajaí que possibilitará operações com navios com até 366 metros de comprimento e 52 metros de boca.