Companhia antecipou o início de operação da plataforma, que vai operar no campo de Jubarte, do primeiro trimestre de 2025 para o último trimestre deste ano

A Petrobras adiantou o início de operação do FPSO Maria Quitéria do primeiro trimestre de 2025 para o último trimestre deste ano, segundo comunicado divulgado pela estatal nesta quarta-feira (19). A plataforma partiu do estaleiro Cosco Shipping Heavy Industry, na China, em maio e sua chegada na locação deve ocorrer no terceiro trimestre deste ano.
O FPSO vai operar para a Petrobras no campo de Jubarte, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, litoral do Espírito Santo. A unidade, que faz parte do Projeto Integrado Parque das Baleias, possui capacidade para produzir 100 mil bpd e para processar 5 milhões de m³/dia de gás. A Licença de Instalação já foi emitida pelo Ibama.
Ela será a primeira plataforma “all electric” com ciclo combinado de geração de energia da Yinson e da Petrobras, com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Esse arranjo permite reduzir em aproximadamente 20% as emissões de CO₂.
A Yinson recebeu o projeto da Petrobras em novembro de 2021, por meio de um contrato de arrendamento e operação de 22,5 anos avaliado em US$ 5,3 bilhões. As obras de conversão foram iniciadas em 25 de janeiro de 2022.
Esse é o terceiro FPSO da Yinson destinado ao Brasil, além do FPSO Anna Nery, que opera para a Petrobras nos campos de Marlim e Voador desde maio de 2023, e do FPSO Atlanta, que vai operar para a Enauta no campo homônimo até agosto deste ano, estima a Enauta.
Fonte: Revista Brasil Energia