
A Petrobras e OOS International B.V., em parceria com a Camorim Serviços Marítimos, assinaram, após processo licitatório, contratos de afretamentos R$ 1,2 bilhão, com duração de três anos, das embarcações Jin Hua 01 e Jin Hua 02, autoeleváveis do tipo Liftboat, que serão usadas em operações de manutenção e prontidão de plataformas fixas que serão descomissionadas nas bacias Sergipe-Alagoas e Rio Grande do Norte-Ceará. O acordo prevê prestação de serviços de operação náutica e hotelaria.
Liftboats são embarcações multiuso e autoeleváveis, projetadas para transportar tripulação e equipamentos, além de fazer manutenção e servir como acomodação para pessoal. As duas unidades contratadas, anunciou a Petrobras, vão operar em profundidades de até 48 metros, em suporte à manutenção e às atividades de prontidão das plataformas que serão descomissionadas.
O gerente executivo de terra e águas rasas da Petrobras, Stênio Galvão, disse que o afretamento das duas embarcações especializadas vai permitir à empresa aumentar a eficiência de suas atividades no descomissionamento de plataformas. Segundo ele, com as duas unidades será agilizada a prontidão das plataformas e melhoradas as condições de integridade durante as operações.
Fonte: Revista Portos e Navios