unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/09/11

Petrobras amplia suas exportações para Ásia

A Petrobras aumentou suas exportações de petróleo à Ásia para 38% do total do país neste ano, elevando sua participação em economias com mercados de energia em rápida expansão.

Em 2010, as exportações para a Ásia representaram 34% do total. As informações foram dadas na útlima terça-feira (6), por Guilherme Franca, gerente do trading global de petróleo da empresa, à agência Reuters em entrevista no intervalo da conferência Asia Pacific Petroleum Conference (APPEC). Segundo o gerente, as exportações totais de petróleo do Brasil, segundo maior produtor da América do Sul, podem subir para cerca de 500 mil barris por dia (bpd) neste ano, contra 494 mil bpd em 2010.

Franca estima que o Brasil poderá se tornar um grande participante do mercado exportador de petróleo na próxima década. Atualmente, o país importa petróleo leve para fazer combustíveis em suas refinarias. Estas unidades são mais simples do que as da Ásia, que podem processar produtos mais pesados. A estratégia para avançar no mercado asiático passa por oferecer produtos com qualidade que diferem dos oferecidos por exportadores tradicionais, como os países do Oriente Médio, os principais fornecedores da região.