A estatal Petrobras apresentou um quadro de investimentos para serem aplicados até o ano de 2011 no estado de Alagoas no valor total de R$ 529 milhões. Os números dos recursos foram apresentados durante reunião do Grupo Gestor da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e PVC, nesta terça-feira (23), na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec).
A Petrobras é uma das empresas âncoras da cadeia produtiva. Somente neste ano de 2009, o estado de Alagoas irá receber R$ 154 milhões, com uma produção de aproximadamente 8 mil de óleo bpd (barril de petróleo por dia) e 2.384 Mm³/dia. Além disso, a estatal desenvolve outros projetos no estado como perfuração de 50 poços novos; ampliação dos sistemas de tratamento de Pilar e Furado; instalação do sistema de compressão de Paru (Coruripe); e a implantação de sistema de automação das instalações para aumento da segurança operacional.
Os números de investimento em Alagoas foram comemorados pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, pois é resultado da política de aproximação e dos diversos encontros entre o governo do Estado e a direção da empresa para intensificar a atividade no estado alagoano. “Mantemos contato com a direção da Petrobras desde o início de 2007 buscando sensibilizar para maior promoção da atividade de extração de petróleo e gás no estado. As nossas ações foram pautadas pelo governador Teotonio Vilela Filho que entende o potencial energético de Alagoas”, afirma o secretário.
Outra conquista para o estado de Alagoas ocorreu na 10ª Rodada Licitações de Blocos Exploratórios, em que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ocorrida no dia 18 de dezembro de 2008, no Rio de Janeiro. O estado de Alagoas teve nove blocos de exploração arrematados pelas empresas: Petrobras (3 blocos), Synergy Group (3 blocos), Severo Villares, Nord Oil and Gas S.A e Integral de Serviços.
Cadeia – A organização da cadeia produtivo do setor possui diversas instituições públicas e privadas. O governo de Alagoas está presente por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, além das entidades e empresas: Sebrae/Alagoas, Senai, Federação das Indústrias, Universidade Federal de Alagoas, Banco do Nordeste, Associação Comercial de Alagoas, Movimento Alagoas Competitiva, Rede Petro, Algás e Petrobras.
Com a missão de elevar o percentual de participação das micro e pequenas empresas alagoanas no fornecimento de bens e serviços à Unidade da Petrobras em Sergipe e Alagoas. No perãodo de 2005 a 2008, a cadeia produtiva alcançou números positivos.
O Fórum Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo) em Alagoas teve 1.199 inscrições realizadas, sendo o melhor resultado do Brasil. Outro ponto positivo é aumento do número das micro e pequenas empresas da cadeia produtiva certificadas na ISO 9001:2000, saindo de cinco para 16 empresas.
Fonte: Alemtemporeal – Alagoas