unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/10/24

Petrobras aprova contratação de 10 novas embarcações para atividades submarinas

Licitações preveem conteúdo local mínimo de 40% na construção de novas embarcações

AHTS do Grupo CBO (Foto: Divulgação Grupo CBO)

A Petrobras aprovou a contratação de 10 novas embarcações para atuação em atividades submarinas, sendo oito do tipo RSV (ROV Support Vessel) e duas do tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply). As licitações têm exigência de conteúdo local mínimo de 40% para a construção de novas embarcações.

A abertura da concorrência para contratação das embarcações RSV foi divulgada na segunda-feira (7) e a expectativa é de que as unidades entrem em operação até 2029. Em seguida, em dezembro, será aberto o edital do processo licitatório para contratação das embarcações AHTS, que têm previsão de entrada em operação até 2030.

“As licitações fazem parte da estratégia de renovação da frota de RSVs e AHTSs e estarão previstas a construção de embarcações novas, com exigência de conteúdo local mínimo de 40% para isso. A especificação técnica também impõe que as embarcações atendam a padrões avançados de eficiência operacional, segurança e redução das emissões de gases do efeito estufa”, destaca a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

As informações detalhadas sobre o processo de contratação estarão disponíveis para consulta no site do Petronect à medida em que os editais sejam publicados.

As embarcações RSV atuam em operações com ROV (Remotely Operated Vehicle) para a realização de serviços de intervenção, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos e sistemas submarinos. Já as do tipo AHTS operam em manutenção, Pull Back (posicionamento de Unidades Estacionárias de Produção – UEP e sondas) e são empregadas também no manuseio e no lançamento de âncoras para instalação de UEPs e sondas.

Fonte: Revista Portos e Navios