Unidade terá capacidade para tratar 6 mil metros cúbicos ao dia de diesel com baixo teor de enxofre
A Petrobras assinou ontem, na sede da empresa no Rio de Janeiro, contrato para construção da nova Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT II) e da nova Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH II), na refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. Não foi divulgado o valor do investimento.
A HDT II terá capacidade para tratar 6 mil metros cúbicos ao dia de diesel com baixo teor de enxofre (10 ppm), contribuindo para o atendimento à legislação ambiental e para a melhoria da qualidade do ar. Já a UGH II terá capacidade para produzir 1,25 milhão normal metros cúbicos ao dia de hidrogênio, com pureza de 99%, tendo como diferencial a possibilidade de carga com gás natural, gás de refinaria, butanos e nafta.
Esse empreendimento tem uma importância-chave, pois vai propiciar a produção de diesel de qualidade apropriada tanto para o mercado interno quanto para o externo, destaca o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. A obra terá duração de cerca de três anos, com um índice de nacionalização superior a 70%. Há expectativa de geração de 3 mil postos de trabalho. Atualmente, a Refap tem capacidade instalada de 200 mil barris de petróleo por dia.