Os contratos de Afretamento e de Prestação de Serviços são para as unidades Laguna Star e Tidal Action, que vão atuar na jazida de Roncador
A Petrobras assinou contratos de Afretamento e de Prestação de Serviços com a Constellation no valor de US$ 1.027 bilhão, informou a estatal em comunicado divulgado nesta segunda-feira (23).
Serão dois navios-sondas de alta especificação que atenderão a campanha de perfuração e completação de poços do campo de Roncador, na Bacia de Campos, a partir de 2025 e alcançam lâminas d’água entre 1,2 mil m e 2 mil m. As unidades Laguna Star e Tidal Action serão afretadas por um período de dois anos e meio cada.
Essa contratação, que resulta na execução simultânea de um contrato de Afretamento e um contrato de Prestação de Serviços, prevê o compromisso mínimo de 30% de conteúdo local, considerando os dois contratos. Além disso, 250 empregos diretos e indiretos devem ser criados na Tidal Action e 250 mantidos na Laguna Star durante a vigência do contrato, segundo informação das empresas.
Essas embarcações são projetadas para realizar uma ampla gama de serviços de perfuração, completação e intervenção em poços submarinos com foco principal no desenvolvimento da produção. Possuem especificações e equipamentos de alta tecnologia para operar em águas ultraprofundas, com veículo operado remotamente (ROV) e capacidade de atendimento a operações de resposta a emergências.
O campo de Roncador é uma parceria estratégica juntamente com a Equinor. A Petrobras detém 75% da participação do campo, enquanto a Equinor detém 25%.
Fonte: Revista Brasil Energia