De acordo com o economista Osmani Pontes, o MoU assinado entre a estatal e a agência de crédito chinesa permite mitigar a dificuldade que existe, por parte das companhias de O&G, em obter financiamento relativamente rentável junto a bancos locais e estrangeiros

A Petrobras assinou um Memorando de Entendimentos (MoU) com a Agência de Crédito à Exportação chinesa Sinosure, com o objetivo de avaliar oportunidades de investimentos e cooperação em iniciativas de baixo carbono e finanças verdes; de fortalecimento da cadeia de fornecedores da Petrobras; e de incremento e facilitação das trocas comerciais e financeiras entre Petrobras e empresas chinesas, segundo comunicado divulgado no final de quarta-feira (5).
De acordo com o economista Osmani Pontes – especialista em mercados de derivativos, opções e futuros pelo Insper (MBA) e em gestão de portfólios cambiais pela EPGE/FGV, além de colunista da Brasil Energia –, existe uma dificuldade, por parte das companhias de óleo e gás, em obter financiamento relativamente rentável junto a bancos locais e estrangeiros.
Isso significa que existe crédito, há oferta, mas os custos ainda são altos porque refletem as altas taxas de empréstimo e juros nessas economias. “Nesse sentido, a China oferece vantagem porque a taxa de juros neste país é mais baixa e além disso, é regulada pelo governo. O funding é mais barato na China e os bancos são mais dispostos ao crédito. Nesse caso do MoU, a Sinosure consegue mitigar a dificuldade, seja na intermediação com exportadores e importadores chineses, seja nas condições mais favoráveis”, explicou o executivo à Brasil Energia.
Segundo Osmani, a China possui interesse em atuar mais fortemente nos mercados do Sul Global ao mesmo tempo em que avança na pauta da transição energética. Há uma percepção de que, diante da dificuldade de promover internamente esse processo, pode-se compensar com estímulos no exterior. “Por sua vez, a Petrobras tenta fortalecer vínculos com a China, principal importador do país, se interligar mais fortemente nas cadeias de abastecimento globais e garantir acesso à importação para insumos mais baratos já que há, em curso, a ideia de criar um mercado verde que ainda não encontra abastecimento interno de insumos”, completou o economista.
A China Export & Credit Insurance Corporation (Sinosure) é uma agência de crédito à exportação chinesa, que atua na promoção do desenvolvimento e da cooperação econômica e comercial externa da China.
Fonte: Revista Portos e Navios