unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/08/22

Petrobras assina novo aditivo com a YPFB

Petrobras informou, na última sexta-feira (5), que assinou novo aditivo ao contrato de compra de gás natural com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). O aditivo mantém o volume máximo contratado de 20 milhões de m³/dia, mas conta com uma flexibilização de entrega e recebimento de acordo com a sazonalidade e a disponibilidade da oferta – trazendo maior segurança e previsibilidade de suprimento de gás ao mercado atendido pela Petrobras, segundo o comunicado da estatal.

O aditivo vem como uma resposta à crise enfrentada pelas empresas em abril e maio deste ano, quando a YPFB informou, à Petrobras, que a partir de maio reduziria unilateralmente em 4 milhões m³/dia as entregas de gás natural no âmbito do contrato assinado. Na época, a companhia boliviana redirecionou esse suprimento para a Argentina, a um preço mais elevado.

Essa redução fez com que a média de 20 milhões de m³/dia entregue à Petrobras ao longo de 2021 e do primeiro trimestre de 2022 fosse diminuída para cerca de 14 milhões de m³/dia, volume este que foi visto em maio deste ano, segundo o comunicado divulgado pela estatal no mesmo mês. Com isso, a companhia afirmou que iria tomar as providências cabíveis visando ao cumprimento do contrato.

O contrato de importação do gás da Bolívia foi assinado na década em 1996, estabelecendo um volume de 30 milhões de m³/dia. Em 2020, em função do  compromisso de contribuir com o processo de abertura do mercado brasileiro de gás, por meio da estimulação da entrada de novos agentes, a Petrobras celebrou um aditivo com a YPFB, reduzindo os volumes contratados de 30 milhões m³/dia para 20 milhões m³/dia.

Fonte: Brasil Energia