unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/06/25

Petrobras busca melhorar controle da cimentação de poços offshore

O projeto, que faz parte do programa Conexões para Inovação, tem como objetivo a modernização e a otimização do monitoramento e controle de qualidade do processo

Foto: Divulgação Petrobras

A Petrobras divulgou duas oportunidades no âmbito do programa Conexões para Inovação, sendo ambas no módulo “Cooperações Tecnológicas”.

A primeira delas possui como objetivo a modernização e a otimização do monitoramento e controle de qualidade na cimentação de poços offshore. O projeto contempla a implementação de tecnologias de inteligência artificial (IA), machine learning e ciência de dados para aprimorar a avaliação da cimentação e a eficiência dos laboratórios de cimentação, assim como a modernização da versão virtualizada para “web“, o desenvolvimento de novos módulos e a atualização do módulo Simentaq LAB. 

Os interessados para esta oportunidade devem enviar suas propostas até o dia 13 de junho.

Já a segunda oportunidade busca empregar nanocompostos de nitreto de boro (nanofolhas, nanotubos) e de boro-carbono-nitrogênio para desenvolver formulações inovadoras de membranas. Os materiais produzidos serão avaliados quanto ao desempenho e robustez em testes laboratoriais e em condições piloto. As etapas incluem:

  • Produção das membranas;
  • Caracterização físico-química dos materiais preparados;
  • Seleção das membranas em escala de laboratório;
  • Definição das formas ideais de conformação e modularização, como fibras ocas (hollow fiber), módulos espiralados (spiral wound), placas e quadros (plates and frames) ou monólitos de capilares tubulares. O processo decisório quanto a conformação e modularização deve considerar também soluções que permitam a substituição das membranas poliméricas comerciais instaladas nos FPSOs, ou seja, minimizar modificações nos módulos de membrana existentes (foco no retrofit);
  • Realização de testes prolongados (mínimo de uma semana) para validação de eficiência e robustez (laboratório e escala piloto), avaliando também o efeito de possíveis contaminantes sobre a eficiência da membrana;
  • Escalamento das soluções mais promissoras para testes em unidades-piloto, atingindo nível de maturidade tecnológica TRL-5.

As entregas incluirão também metodologias de síntese/produção das membranas, metodologia de aumento de escala, protocolos de testes e escalonamento das soluções desenvolvidas, e avaliação de protocolos de regeneração (caso aplicável). Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 25 de junho.

O módulo “Cooperações Tecnológicas” funciona como um processo seletivo sistematizado e contínuo para seleção de parceiros tecnológicos pela Petrobras. A companhia oferece suporte financeiro e cooperação com o seu corpo técnico para o desenvolvimento dos projetos. Universidades, empresas de todos os portes e ICTs, no Brasil e no exterior, podem participar do módulo.

O Conexões para Inovação é o programa de inovação aberta da Petrobras. Ele é dividido em sete módulos: Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas, Cooperações Tecnológicas, OpenLab, Residentes, Startups e Transferência de Tecnologias.

Fonte: Revista Brasil Energia