Companhia também procura aplicação de IA para predição de eventos de segurança em bases de SMS. As oportunidades fazem parte do programa Conexões para Inovação

A Petrobras divulgou, na terça-feira (27), duas novas oportunidades no âmbito do programa Conexões para Inovação.
A primeira delas, que faz parte do módulo “Cooperações Tecnológicas”, possui como objetivo obter um modelo de previsão da probabilidade de ocorrência do risco de acidentes, contemplando solução para coleta, integração e disponibilização de dados relacionados aos processos de gestão de SMS nas unidades de produção de gás natural, facilitando, assim, a etapa subsequente de aplicação da metodologia propriamente dita.
Para isso, entende-se que a proposta contempla duas partes que devem considerar as seguintes premissas:
- Estruturação de processos de descoberta de conhecimento e data science sobre dados de segurança ocupacional e de processos: levantar o estado da arte, analisar o cenário e as práticas da Petrobras, assim como propor métodos, processos de gestão e desenvolvimento de soluções, empregando técnicas de IA que permitam suportar de forma sistêmica a descoberta de conhecimento;
- Descoberta de conhecimento: empregar, com base na estrutura disponibilizada na etapa anterior, técnicas de análise de dados estruturados e não estruturados (como processamento de linguagem natural, redes neurais, e descobertas de padrões – ou seja, IA, de modo mais abrangente), com o objetivo de aprimorar os modelos de análise e tomada de decisão aplicados a mitigação de riscos em segurança ocupacional e de processos.
Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 18 de junho.
Já a segunda oportunidade, que faz parte do módulo “Aquisição de Soluções”, tem como objetivo o fornecimento, instalação, manutenção dos equipamentos e acompanhamento da solução a ser instalada em embarcações de intervenção em poços, visando a prevenção da formação de colônias de coral-sol no casco da embarcação. Os interessados nesta oportunidade devem enviar suas propostas até o dia 19 de junho.
Módulos do programa
O módulo “Cooperações Tecnológicas” funciona como um processo seletivo sistematizado e contínuo para seleção de parceiros tecnológicos pela Petrobras. A companhia oferece suporte financeiro e cooperação com o seu corpo técnico para o desenvolvimento dos projetos. Universidades, empresas de todos os portes e Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), no Brasil e no exterior, podem participar do módulo.
Por sua vez, o módulo “Aquisição de Soluções” contempla desafios nas áreas corporativas, saúde e segurança, exploração e produção, gás e energia, e sustentabilidade, entre outras que possivelmente demandem aplicação de soluções tecnológicas. Neste módulo, a Petrobras busca empresas que apresentem soluções inovadoras validadas ou em fase de validação no mercado, com potencial de atender esses desafios.
O Conexões para Inovação é o programa de inovação aberta da Petrobras. Ele é dividido em sete módulos: Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas, Cooperações Tecnológicas, OpenLab, Residentes, Startups e Transferência de Tecnologias.
Fonte: Revista Portos e Navios